sábado, 7 de janeiro de 2012

Sorbetto di Lampone - Sorvete de Framboesa

Nada mais gostoso que um sorvete em dia quente...e aqui dividirei com vocês uma receita de sorvete de framboesa, sem adição de leite, o que intensifica o poder refrescante. É uma receita simples, e que cai muito bem naquele almoço de Domingo.

Uma coisa posso garantir...vai fazer um tremendo sucesso.

Adicione 400 ml de água em uma panela, coloque 150 g de açúcar e acenda o fogo médio - assegure-se de que todo o açúcar estará dissolvido; quando a água já estiver quente, mas não em ebulição, adicione cerca de 300 g framboesa congelada.

Essa mistura precisará engrossar até que fique reduzida à metade do volume original, algo que levará em torno de 20 - 25 minutos; utilize uma colher de pau, e não deixe de mexer constantemente. Não sugiro que você aumente o fogo, mas que mantenha em fogo médio até atingir o desejado, caso contrário poderá queimar seu sorvete.

Desligue o fogo e deixe a temperatura baixar, mas não ponha na geladeira. Algumas pessoas preferem sorvetes com pedaços maiores de framboesa, outras preferem coar a mistura e retirar as sementes - decida o que te agrada mais. Caso queira coar a mistura essa é a hora certa.

Em seguida você deverá levar ao freezer uma panela de metal, vazia, que será o recipiente onde seu sorvete resfriará. É importante que isso seja feito para que o sorvete seja colocado sobre um recipiente já frio, em congelamento, facilitando assim seu preparo.

Voltando ao sorvete; assim que a temperatura estiver baixa (quando a mistura não queimar a palma da sua mão), então adicione o suco de 1 limão siciliano; raspe o limão siciliano e separe as raspas....elas servirão no preparo do seu sorvete.

Quando a mistura estiver chegado á temperatura ambiente, coloque duas colheres cheias de queijo mascarpone, que garantirá uma cremosidade incrível ao sorvete. Se você não tiver esse queijo bastante leve, poderá utilizar umas quatro colheres cheias de claras em neve; em seguida coloque as raspas do limão e misture bem.

Retire a panela de metal que estava no freezer e despeje toda a mistura; cubra-a com filme plástico de PVC e retorne ao freezer. Não se esqueça de mexer sua mistura de 20 em 20 minutos, isso evitará a formação de cristais de gelo, e manterá a cremosidade do sorvete. Transcorridas umas 2 horas e meia, seu sorvete estará pronto.


La felicità è un gelato !!

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog.
    Queria acrescentar uma receita de 30 anos da vovó e que é muito saborosa, porém neste momento não tenho como mostrar com foto pois não deu tempo de fotografar, pois a turminha lá de casa comeu tudo rapidinho.
    Aí vai:
    200 g de queijo parmesão moído
    200 g de queijo prato moído
    4 colheres de sopa bem cheia de maisena
    4 claras batidas em neve (boa neve)

    fazer as bolinhas e fritá-las em óleo bem quente, ficam crocantes e muito palatáveis, não sobra uma nem pro cachorro.
    rsrrsr
    martins

    ResponderExcluir