domingo, 13 de maio de 2012

Bruschetta di Gorgonzola al profumo di Rosmarino - Bruschetta de Gorgonzola com perfume de Alecrim

Adoro essa foto ao lado; de todas as que já tirei acho que foi a mais bonita (risos); é como se o cheiro do queijo Gorgonzola com alecrim ainda estivesse vivo e intenso.

Essa é uma receita muito simples, fácil e rápida de se preparar; serve muito bem como uma entrada, ou mesmo como o "prato principal" caso você queira apenas beliscar. Fica muito bem com um vinho tinto encorpado ou mesmo com uma cerveja bem gelada - tentem os dois e me contem, de preferência me chamem pra beber junto.

Essa receita de Bruschetta com Gorgonzola ao perfume de alecrim tem sua origem na Lombardia, já que é nas proximidades da capital Milão que esse famoso queijo ganhou fama, batizado pelo nome da cidade em que foi criado.

Comece pelo pão italiano; uma dica importante ao escolher o pão italiano é cheirá-lo !! isso mesmo, um pão italiano deve ter um leve cheiro de azedo; muito pães comprados em padarias aqui no Brasil não fazem uso de ingredientes previamente fermentados, e de italiano acabam tendo somente o nome e a forma. Outra dica é ter a casca seca, com aparência de envelhecimento; isso não significa que você deva comprar pão velho, pelo contrário, compre pão fresco, se possível feito no mesmo dia em que será consumido.

Com um bom pão italiano em mãos, corte-o em fatias da grossura do seu dedo, amasse um dente de alho e esfregue pela superfície das fatias juntamente com um fio de azeite. Feito isso leve ao forno médio por uns 3 minutos.

Compre um queijo Gorgonzola (de preferência com bastante azeite e bem azulado), aproximadamente 200 g, e amasse-o com um garfo; aos poucos adicione azeite de oliva e continue amassando, até que você obtenha uma patê cremoso; em geral meia xícara de azeite é suficiente. Preparada a pasta de queijo, passe-a sobre as fatias de pão italiano, e por favor NÃO adicione sal.

Ponha as fatias em uma assadeira, salpique com bastante alecrim e leve ao forno médio por uns 10 minutos. Meu conselho: durante o tempo em que a Bruschetta ficará assando, fiquem atentos à aparência; a mistura não deverá ficar seca, por isso assim que a mistura de Gorgonzola comecar a "espumar" é hora de desligar o forno.

Sinta o cheiro contagiando a casa; é algo espetacular....e cuidado: comer muita Bruschetta de Gorgonzola com perfume de alecrim costuma tirar a pele do céu da boca (risos)...mas quem se importa com isso, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário