quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fusilli con Broccoli e Pancetta - Fusilli com Brócolis e Bacon

Essa é uma das especialidades da minha Mamma; me lembro de comer esse prato desde muito pequeno e sempre que ele é preparado muitas recordações vêm à minha cabeça. Me recordo de uma ocasião, em que eu havia chegado em casa depois da escola e minha mãe me disse esfusiante: "Filho, hoje fiz fusilli com brócolis, que você tanto adora !!"...e imediatamente, ao invés de tirar o uniforme, fui para mesa, como se não almoçasse por meses a fio.
Quando cheguei à mesa, o fusilli estava dentro de um rechaud de vidro com aquecimento, parecido com preparo de um fondue; tudo muito lindo e sedutor, mesa bem arrumada, o cheiro do azeite, do alho, enfim, tudo perfeito...mas ao sentarmos à mesa o rechaud simplesmente explodiu, espalhando macarrão por toda cozinha. 

O ar de desapontamento e perplexidade era imenso, e sinceramente ainda sinto o cheiro do fusilli preparado naquele fatídico dia, "mio fusilli perduto". Nunca mais utilizamos um rechaud, e para falar a verdade me senti dentro do quadro "Pegadinha do Mallandro", lembra?

Bom, vocês podem estar pensando como uma criança pode gostar de brócolis, abobrinha (veja Torta di Zucchini dei Zaccardi - Publicação de Maio de 2012), beringela, ou essas outras "coisas" que pouca gente aprecia; preciso ser muito sincero...se vocês não gostam é porque nunca provaram, ou provaram um prato mal feito, sem capricho, fazendo com que ficassem com a impressão de algo sem gosto, nojento ou ruim. Tudo o que é bem feito fica bom; costumo dizer que não tenho restrições alimentares; se algo não me fizer mal, provocando alergia por exemplo, eu como. Acostumem seus filhos dessa forma.

Bom, chega de papo e vamos ao prato. Utilize 500g. de fusilli (famoso pelo formato de parafuso) de boa qualidade, um brócolis de tamanho médio, 200 g. de bacon ou pancetta, 5 dentes de alho, queijo parmesão ralado, bastante azeite, sal e pimenta negra para ser moída na hora.

Um dica importante: ao comprar o brócolis procure um com coloração verde, sem partes amarelas, muito escuras, acinzentadas ou com sinais de floração; não se esqueça de olhar a parte de dentro e o caule, que não podem ter sinais de apodrecimento ou estarem amolecidos.
Limpe o brócolis cuidadosamente, em água corrente, descartando as folhas e talos muito grandes; algumas pessoas preferem descartar também os talos menores, deixando somente os floretes, mas isso é muito pessoal. Uma sugestão é cortá-lo em pedaços parecidos com a foto ao lado. Reserve o brócolis.

Em uma panela aquecida em fogo médio, adicione a Pancetta cortada em pequenos cubos de 1cm, deixando-os dourar levemente. Evite deixar a pancetta muito dourada, de modo que ela permaneça tenra. Uns 5 minutos, em geral, é suficiente.

Adicione os 5 dentes de alho fatiados finamente e mantenha atenção: evite que o alho fique muito tostado, pois ele costuma liberar um certo amargor quando muito passado; ao atingir uma coloração levemente amarelada, desligue o fogo e reserve. Descarte o excesso de gordura liberada pela Pancetta.

Em uma panela grande, com água em ebulição, coloque óleo, um bom punhado de sal grosso, e adicione 500 g. de fusilli junto do brócolis picado. Esse é um segredo essencial !!! o tempo de cozimento do fusilli (11 minutos, em geral) é o mesmo tempo de cozimento do brócolis; prepare tudo junto, de modo que a receita fique "al dente".

Escorra o fusilli com o brócolis, adicione a pancetta com o alho, regue com azeite à vontade, pimenta negra, e misture tudo vigorosamente. Queijo parmesão é fundamental para polvilhar....ahh.....saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário