domingo, 10 de junho de 2012

Lasagna di Funghi Porcini - Lasanha de Funghi Porcini

Essa é uma das receitas mais cruéis que já fiz; diria a todos que essa é pra comer ajoelhado, literalmente rezando; só o cheiro dessa Lasagna já explica o que estou dizendo. Quando fiz esse prato para meus amigos Felipe, Gi, Pedrão e Fernanda, eles já ficaram paralisados na entrada de minha casa. Não é propaganda.
O primeiro passo é comprar o funghi seco (desidratado); sugiro que você compre o funghi porcini, de origem italiana. Ele tem esse nome porque quando in natura possui a forma de um porquinho. Caso você não encontre o funghi porcini italiano poderá utilizar o funghi chileno, que pode ser encontrado com bastante facilidade em supermercados.
Aqueça cerca de 2 litros de água em uma panela de tamanho médio; não deixe a água borbulhar, apenas deixe-a morna. Adicione cerca de 100g. do funghi seco desidratado dentro da água e aguarde 30 minutos. Esse tempo será suficiente para que o cogumelo absorva bastante água e volte ao seu tamanho natural, em contrapartida liberará  um caldo escuro e de cheiro marcante, porém muito bom.

Retire o cogumelo da água e pelo Amor de Deus, NÃO jogue fora o caldo liberado !!!! ele será usado em seguida. Retire todo o funghi de dentro da panela, espremendo-os com as próprias mãos, eliminando o excesso de água; procure deixá-los bem secos.

Separe metade do funghi que você acabou de hidratar, cortando-os em pedaços menores; sugiro deixá-los bem pequenos. Aqueça uma panela com cerca de 20g. de manteiga (manteiga = fogo baixo), adicione um pouco de azeite (uma colher de sopa), dois dentes de alho finamente picados, e em seguida ponha todo o funghi dentro da panela, ou seja, os pedaços grandes e os pequenos, que vocês acabaram de picar.

Aumente o fogo e mexa constantemente, evitando que os pedaços de congumelos grudem na panela; sugiro que você refogue o funghi entre 5 e 7 minutos. Ponha uma colher de café de sal e bastante salsinha. Reserve.

Agora você deverá preparar o molho Besciamella, ou molho branco. Em uma panela, sob fogo baixo, derreta cerca de 50 g. de manteiga; assim que ela estiver derretida vá acrescentando cerca de 50 g. de farinha de trigo. Aí tenho uma dica importante que faz toda a diferença e evita erros: passe a farinha por uma peneira, garantindo que ela esteja bem solta, sem "bolinhas"; isso evitará que seu molho fique com grumos de farinha. Peneirada a farinha, coloque-a aos poucos dentro da panela com manteiga, sempre mexendo vigorosamente com o auxílio de um fouet ou uma colher de pau.

Aumente o fogo, agora para um fogo médio, e continue mexendo; você vai perceber que a mistura começará a engrossar - fiquem atentos para que a farinha não queime, e evite deixá-la escurecer (fritar). Uma coloração levemente alaranjada é suficiente.
Nesse momento acrescente leite e continue misturando; o molho começará a ganhar corpo; continue acrescentando leite (aproximadamente 1 litro). Mantenha em fogo médio, e não pare de mexer. Adicione uma boa pitada de sal, pimenta do reino ralada na hora e uma colher de café rasa de noz-moscada ralada.
O ponto ideal do molho Besciamella é quando a sua colher de pau ficar totalmente encoberta pelo molho ao ser retirada da panela; sem segredo.

Agora adicione todo o funghi refogado dentro do molho branco; misture constantemente, e adicione 4 conchas do caldo à sua mistura. Aqui vai um segredo: assim que você tiver retirado o cogumelo de dentro da panela, evita agitar o caldo; os cogumelos dedidratados podem conter pequenas quantidades de areia, que naturalmente vão para a parte de baixo da panela; vale lembrar que você não deve lavar o funghi seco.

Em uma travessa de vidro refratário ou de cerâmica (veja foto ao lado), coloque um pouco do molho que você acabou de preparar, de modo a cobrir toda a superfície do seu recipiente. Forre com a primeira camada de massa de Lasagna (aconselho a utilização de massa para Lasagna Barilla - vai direto ao forno e é de excelente qualidade), sobre a massa adicione mais molho e cubra com mussarella a gosto. Repita essa operação por três vezes, ou seja, sua Lasagna terá três camadas.
Garanta que sua Lasagna será coberta por bastante mussarella; leve-a ao forno por cerca de 35 minutos. Se seu forno tiver a opção "grill", coloque-a para gratinar por um período de 5 minutos ainda com o forno quente.

O funghi porcini era profundamente apreciado pelos imperadores romanos; certamente não foi em vão.

Um comentário: