quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tiramisu

O Tiramisu é uma das maiores especialidades da Itália, e pode ser encontrado em praticamente todo mundo, mesmo em restaurantes que nada tenham de comida italiana. Acredita-se que seja o doce italiano mais difundido; e não é à toa.

Receita típica região do Vêneto, provavelmente da cidade de Treviso, berço de uma parte de minha família (os Della Colleta e os Bottecchia), essa sobremesa era destinada a "energizar" e revigorar os boêmios embebedados, vindos das casas de descaminho conhecidas como "case chiuse", e que circulavam pela madrugada à procura de um elixir.

Embora nenhum restaurante ou estabelecimento tenha reivindicado a autoria, é provável que seja uma obra de arte do "Da Alfredo" ou do "Le Beccherie", tradicionais na noite trevisana. Tiramisu significa "Levanta-me", tamanho o poder energético que possui, por isso sugiro que seja consumido moderadamente, em especial se você estiver de dieta (risos).

Como todos podem ver, a origem não tem nada de nobre ou sofisticada, mas quem se importa, não é mesmo? As melhores comidas que se pode encontrar na Itália são feitas em pequenos estabelecimentos, carrinhos de rua, becos, sendo que alguns fariam a comissão de higiene da Comunidade Europeia simplesmente enfartar; mas eles estão lá, e se puder não deixe de experimentar !!

Para o preparo dessa obra de arte, você necessitará:

- 350 g. de queijo Mascarpone;
- 200 g. de bolacha tipo champanhe;
- 5 ovos bem frescos;
- 5 colheres de sopa bem cheias de açúcar cristal;
- 5 xícaras pequenas de café bem forte e quente (se puder ser um café espresso, melhor !!);
- 5 colheres de sopa de vinho Marsala (alguns utilizam vinho do Porto);
- 1 pitada de sal;
- Cacau em pó para polvilhar.

Quebre os ovos e separe imediatamente as claras das gemas; com o auxílio de uma batedeira elétrica, bata as 5 gemas com as 5 colheres de açúcar cristal. Muita atenção nesse passo, minha amiga Cristiane Gomes !! você deve bater as gemas, não as claras !!! (risos).

Aos poucos, e mantendo a batedeira ligada, acrescente o vinho Marsala e o queijo Mascarpone, e continue batendo por alguns minutos, até que a mistura se transforme em um creme bem liso e espesso. Reserve na geladeira.

Novamente com o auxílio da batedeira elétrica, bata as claras (com uma pitada de sal), até obter uma clara em neves bem firme; é muito importante que a clara em neves tenha boa consistência. O próximo passo é incorporar  DELICADAMENTE E AOS POUCOS a clara em neves à mistura que você deixou na geladeira (com as gemas e o Mascarpone), para isso utilize um fouet (batedor de arames).

Em uma travessa de tamanho médio, espalhe três ou quatro colheres desse delicioso creme que você acabou de preparar; em seguida, mergulhe as bolachas no café forte e quente, colocando-as sobre o creme que está na travessa. Adicione mais creme sobre as bolachas e repita a operação, de modo que o Tiramisu tenha duas camadas de bolacha. Finalize com todo o creme que tiver sobrado.

Leve à geladeira por, pelo menos, duas horas.

Ao servir, e somente nesse momento, você deve polvilhar o cacau em pó. Evite fazer essa operação antes, pois o cacau ficará "molhado".

Consuma tudo em até 24 horas, afinal estamos utilizando ovos frescos; mas me recordo que da última vez em que preparei Tiramisu e o levei para o escritório, tudo se foi em menos de 15 minutos. Tenho certeza que não haverá tempo para que a sobremesa se estrague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário