domingo, 30 de setembro de 2012

Spaghetti all´Arrabiata

Segue mais uma receita da velha Cidade Eterna; na verdade esse prato já foi muito mais famoso, e ficou esquecido por muito tempo, ofuscado pelos pratos mais sofisticados e modernos, já que ele representa a pura tradição da Lazio; parmaneceu vivo graças aos mais velhos e conservadores, e aqui o reapresentamos em uma de suas variações, utilizando pedaços grandes de tomate, finamente temperados.

O primeiro passo é o preparo dos tomates que honrarão o nome Arrabiata, que em italiano significa Raivoso; isso se deve à presença de pimenta calabresa e pimenta vermelha, que serão adicionadas com generosidade ao prato. O preparo é demorado, em especial porque os tomates serão assados lentamente, portanto inicie tudo com um dia de antecedência. Para um bom dimensionamento da receita, lembre-se de servir três metades de tomate para cada pessoa.

Primeiramente escolha os tomates; preferencialmente do tipo italiano, alongados e bem maduros; retire a casca, corte-os ao meio, retirando as sementes e secando-os um a um. Faça uma mistura de sal e açúcar na proporção de uma colher de sopa de sal para uma colher de café de açúcar. Esfregue as cavidades do tomate com essa mistura, sem exagero, salpicando em seguida cada tomate com pimenta calabresa moída. Para cada metade de tomate, adicione meio dente de alho e três folhinhas de alecrim.

Leve os tomates ao forno bem fraco, por aproximadamente quatro horas, sempre com a cavidade virada para cima. Depois desse período retire-os do forno, regue com azeite, deixando-os descansar em recipiente de vidro. Adicione a esse recipiente de vidro duas pimentas vermelhas cortadas ao meio e sem sementes, e aguarde mais quatro horas.
 
Prepare o molho de tomates como indicado na receita Filetto alla Parmigiana, de 29 de Setembro de 2012. Assim que o molho estiver pronto, coloque os tomates, o azeite e as duas pimentas vermelhas dentro da panela, tomando cuidado de acomodá-los sem quebrar; mantenha em fogo baixo por 10 minutos.

Em uma panela com água fervente, adicione um bom punhado de sal grosso, óleo, e 500 g de Spaghetti n. 5, por aproximadamente 9 minutos. Escorra a pasta, cubrindo-a com o molho. Polvilhe queijo Parmigiano ralado na hora, um pouco de salsinha picada e sirva imediatamente.

Como acompanhamento sugiro um vinho chamado Lacrima Christi del Vesuvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário