domingo, 9 de dezembro de 2012

Fusilli al Pesto di Carciofi - Fusilli ao Pesto de Alcachofras


Receita simples, deliciosa e extremamente adaptada ao clima quente; muito indicada quando se quer uma comida leve, sem muitos esforços. Ao contrário do que muitos pensam, pode fazer muito calor na Velha Bota; não raramente as temperaturas chegam aos 42 graus centígrados, obrigando o fechamento do comércio e principalmente das repartições públicas (risos).
 
Foi pensando nisso e considerando as altas temperaturas pelas quais temos passado nesses últimos dias, que decidi preparar essa receita singular.
 
Bem, pesto pode ser preparado com diversos ingredientes, sendo o mais tradicional deles o Pesto Genovese, que utiliza o Manjericão; mas tudo aquilo que pode ser triturado, macerado, pode virar pesto. Nesse mesmo blog, postamos o Linguine al Pesto Genovese, em Maio de 2012.

O Pesto de Alcachofras inclui ingredientes simples, porém muito delicados: fundo de alcachofras em conserva de azeite, pinoli, sal, azeite extra-virgem, queijo parmesão e uvas passas brancas. Vamos aos fatos: no Brasil é particularmente difícil encontrarmos o pinoli em condições adequadas, seja pela qualidade, seja pelo preço. Pela qualidade porque encontrei pinoli à venda em grandes empórios ou mercearias em condições precárias, praticamente mofados. Pelo preço porque poucos gramas podem representar uma pequena fortuna. Desse forma sempre sugiro que vocês substituam o pinoli por uma mistura de nozes e castanhas do Pará. Evite utilizar outros tipos de "nozes" nessa substituição, tais como amendoim, castanha de cajú, noz pecã, amêndoa ou avelãs.


O primeiro passo é a escolha da alcachofra em conserva de azeite; evite aquelas em conservas ácidas ou salmoura, que alteram substancialmente o resultado final. Alcachofras grelhadas, vendidas em vidros hermeticamente fechados, ou curtidas em ervas e pimenta também não são adequadas; procure as mais simples, apenas em azeite. Cerca de 4 fundos de alcachofras de tamanho grande, cerca de 300g. serão suficientes para servir 4 pessoas.

Misture 50 g. de nozes, 30g. de castanhas do Pará, os fundos de alcachofras e triture tudo com o auxílio de um almofariz ou pilão (veja foto ao lado). Aos poucos, adicione 50 ml de azeite, uma pitada de sal e 30 g. de queijo pamesão ralado de boa qualidade; misture tudo com vigor, garantindo que esteja totalmente homogêneo.

Assim que a mistura estiver com textura levemente ressecada, adicione outros 50 ml de azeite, sempre aos poucos, e mais 30 g. de queijo parmesão ralado. Continue o processo de maceração, lembrando que a textura ideal é um pouco mais consistente que um patê, já que o pesto não pode ficar seco, mas também não deve ter textura líquida. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de azeite.

Prove o resultado final, acertando o sal caso seja necessário. Adicione duas colheres de sopa de uvas passas brancas e não triture mais - as uvas passas devem permanecer íntegras.

Em uma panela com água fervente, adicione um punhado de sal grosso, óleo e 500 g. de Fusilli por exatos e precisos 11 minutos.  Escorra, volte toda a pasta para dentro da panela onde ela foi feita (fogo desligado !!), adicione uma colher de manteiga e misture delicadamente. Sirva o Fusilli diretamente no prato, cobrindo-o com o pesto e um fio de azeite.

Para acompanhar, sugiro vinhos feitos da uva mais tradicional da Sicília, a Nero D´Avola; simplesmente sensacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário