domingo, 16 de março de 2014

Insalata con pollo e maionese al tartufo - Salada com frango e maionese de trufa

Jogo rápido; ideal para um dia quente como hoje e bastante leve; sem mistérios, sem longas horas na cozinha, muito fácil de fazer. A grande novidade aqui é a maionese com azeite de trufas negras, que acrescentam um tom saboroso sem exageros.

Lá vamos nós:

- 1 maço de almeirão picado em tiras;
- 1 maço de alface picado em tiras;
- 1 maço de radicchio italiano (preferencialmente vermelho) picado em tiras;
- 150 g. de tomate cereja;
- 30 ml de óleo de canola;
- 20 ml de azeite de trufas negras;
- 2 gemas de ovo;
- 1 colher de café bem cheia de mostarda tipo Dijon;
- Suco de 2 limões sicilianos;
- Sal e pimenta do reino;
- Peito de frango (1 para cada pessoa);

O primeiro passo é marinar o frango; em uma tigela pequena acomode o peito de frango, adicione sal, pimenta do reino, suco de 1 limão siciliano e um tempero chamado Lemon and Pepper (encontrado facilmente em casas de tempero ou supermercados). Deixe marinando por, pelo menos, 1 hora na geladeira.

Lave todas as verduras e corte-as em tiras da largura de um dedo; reserve. Lave os tomates cereja e reserve cerca de 8 para cada pessoa.

Maionese de trufas:

Separe 2 gemas de ovos bem frescos; muito cuidado porque serão consumidas cruas, portanto, devem ser de fonte confiável. Coloque-as em um mixer e bata vigorosamente; lentamente adicione o óleo de canola, em fio bem fino e constante, sem desligar o mixer.

Você perceberá que a mistura das gemas com o óleo começará a emulsificar, ou seja, ficará cremosa e ganhará corpo de maionese; adicione o suco de 1/2 limão siciliano, uma pitada de sal, pimenta do reino e a colher de mostarda Dijon. Lentamente, e da mesma forma como você adicionou o óleo de canola, adicione o azeite de trufas.

Continua batendo no mixer por mais uns 3 ou 4 minutos, para que a maionese ganhe consistência bem cremosa. Acerte o sal e a pimenta conforme gosto e reserve refrigerada.

O Frango:

Aqueça uma grelha em temperatura alta; assim que estiver bem quente, adicione o peito de frango e deixe grelhar por uns 6 minutos de cada lado. Evite mexer muito, para que o frango fique com as linhas da grelha bem marcadas, além de melhorar o cozimento.

Assim que o frango estiver bem grelhado dos dois lados, corte-o em fatias da grossura de um dedo e reserve em local aquecido.

Montando a salada:

No prato onde será servida, acomode o alface, o almeirão e o radicchio cortados, adicione o suco do 1/2 limão siciliano que sobrou, regue com azeite normal e de boa qualidade, uma pitada de sal, uma de pimenta do reino e termine acomodando os tomates cereja inteiros. Distribua uma boa colherada de maionese sobre a salada já montada.

Ponha as tiras de frango grelhado por cima e espalhe mais uma colherada de maionese por cima.

Sirva imediatamente.












Um comentário:

  1. Grande Rafael,

    Como sempre excelentes dicas.

    Montagem dos pratos e fotos fantásticas.

    Parabéns pela matéria,

    Grande abraço

    ResponderExcluir