segunda-feira, 28 de abril de 2014

Spaghetti al Pesto di Olive Nere - Spaghetti ao Pesto de Azeitonas Pretas

Como já havíamos postado antes, é possível se fazer pesto de muitas coisas; manjericão, tomate seco, alcachofras, rúcula e azeitonas.

Nossa receita de hoje é bastante consumida no sul da Itália, onde azeitonas, azeite, bom queijo curado e nozes não faltam; no entanto, a origem do prato é provençal, ou seja, do sul da França, onde esse preparo é conhecido como Tapenade.

O prato é muito simples, rápido e fica ótimo em um dia quente, além de ser bastante perfumado e delicioso.

Lá vamos nós (preparo para 4 pessoas):

- 500 g. de spaghetti;
- 200 g. de azeitonas pretas, sem caroço e bem carnudas;
- 3 colheres de sopa de folhas de manjericão;
- 100 g. de nozes (ou pinoli);
- 100 g. de queijo parmesão ralado;
- 30 ml de azeite extra virgem;
- sal e pimenta negra;
- 30 g. de manteiga;

Amasse as azeitonas pretas com as próprias mãos e retire o excesso de salmoura, já que estão em conserva.

Em seguida adicione a azeitonas, o manjericão, as nozes, o queijo ralado e o azeite dentro de um processador de alimentos, como na foto abaixo. Bata tudo por cerca de uns 2 ou 3 minutos; o ponto correto é quando a mistura estiver pastosa, mas ainda com pedaços de nozes perceptíveis (pequenos pedacinhos). Muito fácil, né? Adicione sal e pimenta negra a gosto, lembrando que as azeitonas já são bastante salgadas, assim como o parmesão.



Em uma panela com água fervente, adicione apenas um punhado de sal (não é necessário óleo); ponha o Spaghetti na água em ebulição e aguarde o tempo total de cozimento, em geral, 9 minutos para esse tipo de massa.

Ao escorrer a massa, lembre-se de reservar uma xícara de chá com água do cozimento, para ser usada em seguida. A água do cozimento contém muito amido, responsável por "dar liga" entre a massa e o molho.

Adicione o spaghetti à panela, adicione a manteiga, o molho pesto e mexa tudo lentamente, adicionando a água do cozimento lentamente, até obter uma mistura homogênea. Sirva com queijo pecorino ou parmesão.

Esse foi o almoço que preparei em 27/04/2014 para minha esposa Lilian, minha irmã Renata Quartaroli, meu cunhado Rafael Bettarello e minha pequena e linda sobrinha Beatriz Quartaroli Bettarello. 




Um comentário:

  1. Grande Rafael,

    Excelente receita. Vou reproduzi-la neste final de semana.

    Grande abraço

    ResponderExcluir