domingo, 23 de novembro de 2014

La Focaccia - La Fugazza - A Fogaça

O simples cheiro dessa receita era capaz de fazer qualquer ligure se sentir em casa, localizar conterrâneos e relembrar os momento da terra natal. Esse era o comentário geral dos genoveses espalhados pelo mundo; nos Estados Unidos, na Argentina ou mesmo por aqui, apesar de termos recebido poucos deles, essa se mantém uma das identidades daquela região.

A Fugazza, no dialeto ligure, era receita tradicional para inúmeros momentos da vida; servida no café da manhã aos bebês, supostamente para acelerar a dentição; na eucaristia, em substituição à hóstia tradicional, em casamentos para celebração da união e votos de fertilidade e até mesmo em funerais, a Focaccia ganhou variantes, mas manteve sua essência rústica e simples.

O preparo pode demorar um pouco, mas o resultado é sensacional. Faça com calma e sem pressa; essa definitivamente não é uma receita a ser improvisada.

Receita de massa para 2 assadeiras médias:

- 800g. de farinha de trigo;
- 600 ml de água morna;
- 12 g. de fermento biológico;
- 4 colheres de sopa de sal;
- 50 ml de azeite.

Misture os ingredientes secos; em seguida adicione a água morna e misture tudo com as mãos.

Essa mistura ficará pegajosa, grudando bastante no dedos. Adicione um pouco do azeite em uma tigela, para que a massa não grude nas paredes, e adicione a massa. Cubra com um pano úmido e leve ao forno desligado para crescer.

O forno servirá somente para termos um local protegido do vento. Caso o dia esteja muito frio, aqueça o forno por alguns minutos em fogo bem baixo, desligue e coloque a tigela.

Deixe descansar por cerca de 1 hora; revire a massa com as mãos, adicione mais azeite e deixe descansar por mais 5 horas. A massa ficará bem crescida, com muitas bolhas de ar. Esse é o grande segredo.

Sobre uma assadeira, coloque um pedaço de papel manteiga, ou unte com manteiga e farinha para não grudar. Espalhe a massa como na foto ao lado, com cerca de 1 cm de espessura.


Com as pontas dos dedos, faça pequenos buracos na massa, para que cresça melhor.

Sobre a massa, coloque os ingredientes que desejar. Particularmente gosto da cebola roxa com alecrim, abobrinha com alecrim, ervas finas e pimenta biquinho ou mesmo o tradicional tomate cereja com cebola.

Fique à vontade para criar o seu recheio. Caso queira utilizar queijo, lembre-se de colocá-lo apenas nos minutos finais.

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 240 graus centígrados, por cerca de 10 minutos, e asse por cerca de 45 minutos.

Monitore a coloração da massa na superfície e na parte de baixo. Como cada forno é diferente, fique atento ao preparo; o momento adequado é quando a massa estiver levemente dourada na superfície e as bordas crocantes.

Uma boa taça de vinho e um fio de azeite são indispensáveis.

Bom apetite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário