segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Gazpacho - Gaspacho - Sopa fria de tomates

Essa é uma receita saborosíssima, que combina muito bem com o calor, já que é uma sopa fria. Típica da Andaluzia, região sul da Espanha, onde o bom azeite e os legumes sempre frescos nunca faltam.

A origem desse prato é sem dúvida alguma árabe, herança da presença moura no norte da África e Península Ibérica por séculos. Gazpacho significa "pão encharcado" em árabe. É importante lembrar que naquela época o tomate ainda não existia na Europa, portanto era feito com pão ensopado e triturado, além de outros legumes locais.

Apenas como curiosidade, o tomate chegou à Europa via Sevilha no início do século XVI, e na Itália um pouco depois, em 1554. Molhos tradicionais como o "Bolonhesa" já existiam antes da utilização do tomate, que mesmo tendo chegado ao Velho Mundo, ainda continuou sendo tratado como venenoso por várias décadas. Tudo muda, mas isso é uma outra história.

A receita é bem simples e fácil de se fazer; garanto que fará um grande sucesso.

Receita para 6 pessoas:

- 1 Kg de tomate tipo italiano bem maduro (evite tomates verdes) próprio para fazer molho.
- 1/2 pepino;
- 1/2 cebola de tamanho médio;
- 1 talo médio de salsão;
- 50g. de pimentão vermelho (duas tiras de largura de uns 2 cm);
- 50g. de pimentão verde;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres de aceto balsâmico;
- 1 pão francês amanhecido (duro).
- 200 ml de água gelada;
- Azeite, sal, pimenta do reino;


Corte os tomates em pedaços menores, retire as sementes e mantenha a casca; descasque o pepino e corte em pedaços menores; faça o mesmo com a cebola, salsão, pimentão verde e o vermelho (utilizo os pimentões com casca).

Junte todos os ingredientes, adicione uns 50 ml de azeite de boa qualidade, 1 colher de sopa de sal (rasa), pimenta do reino ralada na hora e triture tudo com a ajuda de um mixer.

À medida que o mixer moer os ingredientes, transformando-os em um purê, adicione água gelada, sempre aos poucos para controlar a espessura da sopa que mais lhe agradar. Por fim, adicione o pão francês amanhecido, preferencialmente embebido em água gelada, as 2 colheres de sopa de aceto balsâmico e os 3 dentes de alho.

Continue triturando tudo até que se transforme em uma sopa; você perceberá que a sopa ainda tem um pouco de fibras, bagaço, que não foram completamente triturados.

Caso você queira, passe a sopa por um coador, retorne a sopa à panela e leve à geladeira por 30 minutos antes de servir; para decorar adicione um fio de azeite e algumas pequenas torradas.



Um comentário:

  1. Rafael,
    Adoro gaspacho
    Não achei opção para me cadastrar e receber news letter
    Abraço e parabéns
    Robson Coura

    ResponderExcluir