domingo, 29 de novembro de 2015

Quiche de Cogumelos - Quiche de Abobrinha com Queijo de Cabra - Quiche de Carne Seca - Quiche de Alcachofras

Preparar quiche é algo bastante simples e fácil, além de ser uma forma muito interessante de receber os amigos com uma comida "aconchegante" e preparada por você com muito cuidado e carinho.

Muitas variante podem ser feitas, ficando a critério da sua criatividade preparar algo bem especial ou mesmo inusitado.

Lá vamos nós (uma quiche grande para 6 pessoas). 
ah...por ser uma tradução do alemão e alsaciano (Kuche), você pode dizer "a" Quiche ou "o" Quiche...não encana.







Massa: 
- 300 g. de farinha de trigo;
- 150 g. de manteiga sem sal;
- 2 ovos;
- 1 punhado de sal;

Misture tudo com bastante vigor, até que a massa deixa de esfarelar e se torne lisa, homogênea e desgrude das mãos. Embrulhe a massa em filme de PVC e leve à geladeira por cerca de 40 minutos.

Preparo:

Utilize uma forma com fundo removível, isso ajudará bastante o processo de preparo. Unte a forma com um pouco de manteiga e passe uma leve camada de farinha. Se a forma for antiaderente, esta etapa está dispensada.

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, deixando-a uniforme e fina. Cubra o fundo da forma e em seguida as laterais. 

Um dica importante: umedeça as mãos e vá alisando a massa na forma, como se fosse uma argila. O objetivo dessa etapa é uniformizar a espessura da massa, evitar furos e que ela fique rachada em alguns pontos. 

Agora você deverá forrar a parte interna da massa com papel manteiga, e em seguida adicionar feijões (cerca de 1 kg); o feijão não faz parte da receita; o objetivo é criar um peso sobre a massa que irá ao forno, evitando que ela suba ou se deforma durante o processo de cozimento. 

Ponha a forma em forno baixo e pre-aquecido (205 graus) por cerca de 20 minutos. Retire a forma do forno, remova o papel manteiga e os feijões, levando a forma ao forno por mais uns 5 minutos. Retire a massa do forno e espere esfriar (será bem rápido).

Recheio:

- 500 ml de creme de leite fresco;
- 200 ml de leite integral;
- 6 ovos;
- um punhado de sal e pimenta do reino.

Quebre os ovos dentro de uma tigela, adicione o creme de leite, o leite integral, o sal e a pimenta do reino.

Com a ajuda de um fouet (batedor de garfos), misture tudo vigorosamente, até que se transforme em uma mistura homogênea. Reserve.

Quiche de Cogumelos:

- 300 g. de cogumelos de Paris frescos e fatiados.
- 200 g. de Shitake fresco e fatiados.
- 50 g. queijo gorgonzola.
- Azeite, sal, pimenta do reino.
- Alho poró a gosto.

Leve os cogumelos ao forno de microondas por cerca de 4 minutos em potência máxima. Esse processo desidratará os cogumelos, concentrando o sabor. Drene a água que será eliminada. Tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino.

Acomode os cogumelos dentro da forma, esfarele o queijo gorgonzola com as mãos, adicione as rodelas de alho poró e em seguida cubra com a mistura de creme de leite/leite e ovos. Salpique a superfície com queijo Parmesão ou Gruyere e leve ao forno em temperatura média (230 graus) por cerca de 50 minutos. 

Quiche de Abobrinha com Queijo de Cabra:

- 2 abobrinhas italianas finamente fatiadas em rodelas.
- 200 g. de queijo de cabra (pode ser o Cablanca, Chabichou ou Chevrè du Mont);
- Azeite, sal, orégano, ervas de Provence e pimenta do reino.
- Alho poró a gosto.
Leve as abobrinhas fatiadas ao microondas, por cerca de 3 minutos; vire as fatias de abobrinha e leve novamente ao forno microondas por mais 3 minutos. As abobrinhas ficarão desidratadas e levemente tostadas. Ponha numa tigela e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, orégano e ervas da Provence. Reserve. 

Acomode o queijo na base da massa já assada, acomode a abobrinha, o alho poró fatiado em rodelas e em seguida cubra com a mistura de creme de leite/leite e ovos. Salpique a superfície com queijo Parmesão ou Gruyere e leve ao forno em temperatura média (230 graus) por cerca de 50 minutos. 

Quiche de Cerne Seca.

- 350 g. de carne seca já dessalgada e desfiada.
- 1/2 cebola;
- Manteiga e azeite;
- 100 g. de queijo Ementhal.
- Sal, orégano e pimenta do reino. 

Aqueça 2 colheres de manteiga junto com um pouco de azeite; adicione a cebola picada bem fininha e misture tudo em fogo bem baixo. Esse processo não deve dourar a cebola, mas deixá-la bem macia. Em seguida adicione a carne seca desfiada e aumente para fogo médio. Refogue a mistura. Verifique o sal e faça correção se necessário.

Acomode o queijo Ementhal picadinho sobre a massa, adicione a carne seca e em seguida cubra com a mistura de creme de leite/leite e ovos. Salpique a superfície com queijo Parmesão ou Gruyere e leve ao forno em temperatura média (230 graus) por cerca de 50 minutos. 

Quiche de Alcachofras:
 
- 200 g. de coração de alcachofras picadas.
- 200 g. de queijo de cabra (pode ser o Cablanca, Chabichou ou Chevrè du Mont);
- Azeite, sal, e pimenta do reino.
- Alho poró a gosto.

Tempere as alcachofras com azeite, sal e pimenta do reino. Reserve por uns 15 minutos.
Adicione o queijo de cabra sobre a massa; gosto de esfarelar o queijo para que fique bem rústico, com toque bem caseiro. Adicione o alho poró cortado em rodelas e acomode as alcachofras cortadas; em seguida cubra com a mistura de creme de leite/leite e ovos. Salpique a superfície com queijo Parmesão ou Gruyere e leve ao forno em temperatura média (230 graus) por cerca de 50 minutos. 







2 comentários:

  1. Grande Rafael. Quando tempo meu amigo. Espero que esteja tudo bem e parabéns pelo retorno das receitas. Fazia tempo que não recebia alertas de novas postagem. Grande abraço do Mario.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer o site e estou amando. Parabéns pelas receitas de alta qualidade, sobretudo as italianas! Obrigada e continue! ;-)

    ResponderExcluir