segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fettuccine ai Gamberetti e Vongole - Fettuccine com Camarões e Vôngole

Essa é uma receita daquelas de encher os olhos; é simplesmente linda. Foi preparada pela minha amiga Amália Lauriano com amor e carinho para o marido Daniel Dias Pinto (aliás, um TFA).

Fico muito feliz que meus amigos tenham aceitado o desafio da cozinha; combinei em enviar um avental da Cozinha do Quarta em troco de receitas...na verdade o objetivo é que as pessoas cozinhem, mesmo que coisas bem simples e gradativamente deixem de comer as besteiras do dia a dia. Acredito que aos poucos possamos voltar às origens.

Amália e Daniel, meu muito obrigado. Quero ver esse avental bem surrado.

Lá vamos nós pela viagem, que é puro mar.

Para 2 pessoas:
- 200 g. de macarrão fettuccine.
- 3 punhados de sal. Cozinhe em água fervente por uns 9 minutos.
- 1 cebola pequena- 3 dentes de alho- 4 colheres de sopa de manteiga- 1 caldo de legume- 100 g. de tomate cereja- Pimentão vermelho e verde picadinho (uma colher de sopa cheia de cada)
- 8 colheres de sopa de vinho branco- 400 g. de vôngole- 200 g. de camarão- Salsinha, muiiiitaaaaaa salsinha!-Pimenta do reino ou para quem gosta, pimenta calabresa!






Molho:
Ferva o vôngole por 15 minutos ou até que se abram na água com um pouquinho de sal. Depois desse tempo, caso alguma concha não se abra, o vôngole deve ser descartado. Uma intoxicação pode ser bem dolorosa - para isso procure uma peixaria de confiança e de extrema limpeza.
Frite na manteiga o alho e a cebola, acrescente os pimentões, o tomate (pique metade dele) e a pimenta a gosto. Assim que estiver dourado, acrescente o vinho e o caldo de legumes. 
Depois de 3 minutinhos coloque o vôngole (sem a água) deixe por dois minutos, acrescente o camarão e em cinco minutos desligue o fogo. 
Salpique bastante salsinha e bom apetite!

Como acompanhamento sugiro um vinho branco; um prato nobre exige um vinho à altura. Para isso sugiro um Leirana 2010, da uva Albariño, típica da Galícia na Espanha. Ele chama o mar.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário